domingo, 24 de novembro de 2019

A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

CEPESF - COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE


CEPESF2CM2019@GMAIL.COM



Orientadores: Wagner Aragão Teles, Yuri Oliveira.






EMILY FERNANDA OLIVEIRA DE JESUS

MARIANE SANTOS BARBOSA

THAYLANA CAROLINE FONSECA BARRETO

VANESSA SANTOS OLIVEIRA









DIAS D'ÁVILA
2019






RESUMO

         Este artigo irá abordar a quão significativa é a nova tecnologia na educação em questão do ensino de todo o aluno que obtiver dessa ainda tímida, tecnologia nas escolas. A tecnologia vem atendendo as necessidades dos alunos perante essas mudanças que ao longo dos anos vão crescendo e se modificando cada vez mais de forma significativa na educação em sala de aula. Nosso objetivo é de mostrar que essas novas tecnologias não estão em nosso meio com intuito de substituir aos professores e sim de melhorar a forma como o modelo de ensino é dado em sala de aula, que por muitos anos foram rotineiros de forma com que o interesse do aluno não fosse tanto em obter o conhecimento que o professor faz por conta do desinteresse vinda do próprio aluno em questão de como se está sendo o método de ensino do professor. 

Palavras chave: Novas tecnologias, alunos, professores, educação e mudanças.


1.  INTRODUÇÃO

         Este presente artigo tem o objetivo de ressaltar sobre a tecnologia na educação, e de que modo está sendo utilizada e recepcionada  por alunos e professores. Atualmente vivenciamos uma era digital onde a maioria das pessoas estão conectadas a essas novas tecnologias.
A forma que construímos esse artigo foi de uma maneira clara, no intuito de mostrar o quanto as novas tecnologias são de grande relevância na educação e como essas mudanças tem feito diferença com o método de ensino, mostrando também como os professores se comportavam antes dessas mudanças. O uso das tecnologias nas escolas de certa forma ajuda e auxilia o professor de uma maneira mais prática rápida,  proporcionando um aprendizado célere e mais interessante. Será que está sendo utilizada de forma correta? E quais são as dificuldades de acesso ao mundo novo? Muitas escolas públicas dispõem de uma tecnologia ainda que muito tímida, e ao decorrer desse artigo mostramos a história da educação e de como foi surgindo essas tecnologias ao longo dos anos na educação, o quanto esse avanço tecnológico contribuiu para melhoras em aprendizagem do aluno. Tanto a internet e a tecnologia com esse campo informacional ajudam para que muitos possam ter acesso a informações que antes era de certa forma censurado ou omitido para que muitos não obtivesse o tão empoderado conhecimento amplo. As novas tecnologias precisam ser utilizadas como uma ferramenta para o aprimoramento e melhoras da aprendizagem para o aluno? Analisaremos os benefícios tanto para  aluno quanto professor. A dependência desta ferramenta, tem seus lados positivos e negativos, ao decorrer desse artigo iremos mostrar o quanto ela pode ser usada como objetos de estudos entre outras ferramentas que possa ajudar a melhorar o conhecimento do indivíduo e que possa fazer com que reflita sobre como o papel da tecnologia  na sociedade e como se tornou bastante relevante na educação, de modo que, esses recursos tecnológicos evoluíram fez com que grandes impactos de mudanças fossem recepcionadas  na sociedade.

2.  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SUAS TÉCNICAS APARTIR DA COLONIZAÇÃO

          A historia da tecnologia na educação não envolve apenas tecnologias maquinarias, ao longo do tempo na educação usamos tecnologias que não envolvem maquinas, uma vez que a tecnologia significa estudo de técnicas que possa resolvam problemas, entendo isso podemos dizer que o ensino jesuítico do período da colônia que consistia na educação religiosa cristã que tinha o objetivo de propagar a fé crista para os indígenas, fundaram inúmeras escolas, eles ensinavam a ler, contar e escrever, eles usaram o ratio studiorium como ferramenta pedagógica era um tipo de tecnologia pois eles possuíam necessidade de combater a reforma protestante vigente naquela época. Materiais como caneta de madeira, a famosa cartilha de alfabetização chamada “Caminho Suave, e uma cartilha de desenho chamada “desenhocop” que ajuda os alunos a fazer desenhos, como mapas, partes do corpo humano e muito mais. Era também presente a palmatória foi introduzido pelos jesuítas, como forma de disciplinar os indígenas resistentes costume esse que foi levado até o século 20 em escolas onde era comum alunos apanharem de palmatória por desobedecer, ou não prestar atenção no assunto pois o ensino era rígido exigia comportamento exemplar, pois uma expulsão era considerada já que não havia vaga para todos. Situação que foi modificada nos anos 90 onde o movimento escola para todos foi introduzida. Antigamente também existia o quadro negro feito de madeira giz simples e rústico usado intrinsecamente com o usado pelos professores para facilitar na aprendizagem que depois foi substituído pela lousa branca e pelo piloto. As escolas brasileiras passaram por diversas situações complexas e de intensas lutas ao longo da história.


1   3. COMO SE APRESENTA ESSAS NOVAS TECNOLOGIA?

              A partir do século XX, iniciou-se as tecnologias e comunicação através da evolução das telecomunicações. Todos os dias contemplamos inúmeras notícias sobre novas tecnologias sendo introduzidas em sociedade não é à toa que vivemos hoje em uma sociedade digital, não conseguimos ficar por um segundo sem o celular para acessar a internet usamos a todo momento. Empresas e outros setores sociais estão investindo cada vez mais nas novas tecnologias. Com tudo as novas tecnologias têm transformado as relações humanas, a vida em sociedade, o surgimento de novas companhias, novos hábitos. Podemos destacar um grande advento, por parte iniciativa privada de interesse público sem participação estatal, o Sesi, Senai, Sesc e outros. Providos de tecnologias á serviço das comunidades interessadas em aprendizado de ponta, pois buscam o manusear de máquinas destinadas a confeccionar de alta tecnologia a exemplo da Ford, indústria automobilística. O IFBA, além de proporcionar a conclusão do ensino médio de forma mais complexa e eficaz ainda oferecem cursos profissionalizantes de qualidade em conteúdos e ferramentas, âmbito provedor de tecnologias para inserção ao mercado de trabalho.


4. COMO ESTÁ SENDO INSERIDA AS NOVAS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO? 

          Com a inovação tecnológica e todos os aparatos tecnológicos é possível tornar a tecnologia aliada da educação uma vez que ela pode facilitar o aprendizado. Antigamente existia uma dificuldade maior para a aprendizagem, diferentemente dos dias atuais, que podemos contar as antigas tecnologias e as novas tecnologias. Algumas escolas dispõem de laboratórios de informática, livros digitais, plataformas digitais, jogos educacionais, boletim online, entre outras. Com a chegada da tecnologia se tornou algo de grande influência principalmente em salas de aulas, fazendo com que as constantes aulas rotineiras, passassem por grandes mudanças no dia a dia dos professores e alunos.

Vivemos em um novo modelo de sociedade, modificado pelo uso de tecnologias da informação e comunicação, que integram nosso cotidiano de tal forma que parece difícil imaginar a vida sem elas (Kenski, 2003). Nesse modelo atual, a escola perdeu o papel exclusivo na transmissão e distribuição do conhecimento. Como afirma Abreu (2001, p. 2), “escola, hoje, para dialogar com a sociedade da informação precisa ser redesenhada e incluir a linguagem audiovisual e digital em seu espaço”.



A Educação a distância (EAD) é um exemplo claro da transformação que a tecnologia propiciou a educação. é uma modalidade que permite que o aluno obtenha conhecimento online (ensino à distância). De modo que, não há necessidade de saímos de casa. Alunos e professores comunicam-se virtualmente utilizando a tecnologia chamadas de plataformas virtuais, ferramenta que possibilita a comunicação, alunos e professores. Onde o aluno pode conciliar o trabalho com o estudo. Muitas das vezes a instituição de ensino é distante, o ensino a distância permite que você obtenha conhecimento no conforto de sua casa, e permite que o aluno crie um agendamento de estudo adequado as suas possibilidades. São mais de 2 milhões de alunos matriculados no curso, outras instituições estão aderindo a esse modelo de ensino. Mas infelizmente existe suas desvantagens, no EAD não há interação entre alunos pois o aprendizado é individual. A escola de alguma forma molda o ser humano, em relação a se expressar de forma qualitativa, em razão das atividades feitas nos moldes de apresentação de seminários, instrumento indispensável nas construções de oratórias. A maioria das empresas não confiam em métodos novos ainda preferem o método de ensino tradicional e esta condição pode prejudicar na busca de trabalho. Podemos citar também os vídeos aulas na plataforma do YOUTUBE que você pode acessar a qualquer momento basta você ter um computador, que por sinal são bastantes acessadas por condicionar conteúdo de alta performance com educadores com níveis altíssimos.


4. A TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

          Novas tecnologias de informação sem sombra de dúvidas trazem uma enorme contribuição para a prática escolares em qualquer nível de ensino. Algumas escolas dispõem de laboratórios de informática, livros digitais, plataformas digitais, jogos educacionais, boletim online, entre outras. Com a chegada da tecnologia se tornou algo de grande influência principalmente em salas de aulas, fazendo com que as constantes aulas rotineiras, passassem por grandes mudanças no dia a dia dos professores e alunos. Fazendo com que os professores tivessem que se adaptar com essas novas tecnologias, apesar de que muitos ainda não se adequaram aos métodos tecnológicos mantendo ainda métodos tradicionalista por acreditarem que estes oferecem um melhor aproveitamento em relação absorção de conhecimento, a forma “Caxias ser”. E até pela dificuldade dos docentes de passar essa informação para os estudantes, pois existe uma dificuldade para conciliar a tecnologia e ensino nas escolas pois muitas possuem os equipamentos, mas as vezes não sabem utilizar a favor da educação ou não usam por medo dos equipamentos serem danificados pelos alunos. Mas ainda encontram-se professores que tentam facilitar para os alunos para que eles consigam ter um pouco de acesso a essa tecnologia criando por exemplo grupo de escola, sites com conteúdo atuais e anteriores em que acontecem projetos entre outros e blogs para que ocorram postagens dos trabalhos que os professores passam em aula, isso de certa forma deixa o aluno mais preparado para o mundo tecnológico que vai existir fora das escolas e que irá ter uma noção básica de como ele já faz parte do nosso dia a dia e como ele funciona. Os professores perante essa situação acabam moldando o aluno para poder estar a par das necessidades em obtermos a tecnologia em basicamente tudo o que farão fora das escolas, para que os jovens tenham habilidade de interferir, de mostrar seu conhecimento e que mostrem suas vocações. E Apesar, de investimentos nas instituições educacionais no Brasil, ainda existe um déficit muito grande, muitas instituições ainda se encontra carente de acesso e quando são implementando muitas vezes são insuficientes a demanda ou a estrutura que os comportam são incompatíveis. Segundo a pesquisa inédita coordenada pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revelam que mais da metade (55%) dos professores da rede pública brasileira utilizam as novas tecnologia regularmente em sala de aula, e que os aspectos limitantes mais frequentes envolvendo o uso de recursos tecnológicos são a falta de infraestrutura , como poucos equipamentos (66%) e velocidade insuficiente da internet (64%) e a falta de formação adequada 62% nunca fizeram cursos gerais de informática ou de tecnologias digitais em Educação. Dessa forma a evolução tecnológica nas instituições de ensino se dá de forma mitigada. Nos dias de hoje em nosso país apesar de muitas mudanças terem acontecido em salas de aula várias escolas ainda não tem acesso à tecnologia por conta do Estado não querer investir na educação. Há situações em que professores dão um jeito de facilitar essas novas tecnologias para os alunos em sala de aula como por exemplo criar blogs onde disponibilizam conteúdos para os alunos poderem ter a facilidade de estudar em casa além de estudar somente em salas de aula.


5. A TECNOLOGIA COMO ALIADA DA EDUCAÇÃO

          Na escola a tecnologia pode facilitar a vida do professor e do estudante, pode economizar tempo na aula dando uma possibilidade para que o professor passe mais conteúdos para sala, e como hoje vivemos numa era tecnológica e a maioria dos alunos conhece essa era, se introduzirmos essa técnica no aprendizado podemos dar um estimulo maior para que os alunos e também facilitação os estudos, uma vez que existe uma velocidade na busca de informações, a tecnologia permite também a socialização do aluno com os colegas, já que a maioria estão ligadas nessa era tecnológica então a socialização com professores e colegas pode ser facilitada, a tecnologia pode servir de complementos de atividades. Com a nova tecnologia é possível que plataformas como YOUTUBE que permite que o aluno reveja o conteúdo dado em aula caso ela tenha esquecido de algum conteúdo, a informação para quem tem acesso a essa tecnologia é mais rápida e fácil. Não podemos esquecer do curso a distancia que como explicado pode facilitar a vida de jovens que tem problemas com deslocamento por causa da distância e tempo , já que a EAD permite que você obtenha conhecimento no conforto da sua casa na hora que você deseja. 


6. DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

          É necessário que a tecnologia seja usada de forma correta, caso ela não seja ela pode ser virar uma vilã. O aluno sem instrução de como obter informações pode se perder no emaranhado de possibilidades de navegação e a pesquisa rápida sem leitura sem interesse de saber o assunto podendo atrofiar a mente, por isso é necessário a instrução de professores. Existe também a preocupação da tecnologia substituir o professor, mas com ela sendo usada da maneira correta com as instruções do próprio professor, essa situação não se propagará, pois sempre necessitaremos de instrução de forma física. E em questão do ensino a distância (EAD) onde não há interação entre alunos pois o aprendizado é individual. A escola de alguma forma molda o ser humano, em relação a se expressar de forma qualitativa, em razão das atividades feitas nos moldes de apresentação de seminários, instrumento indispensável nas construções de oratórias. A maioria das empresas não confiam em métodos novos ainda preferem o método de ensino tradicional e esta condição pode prejudicar o empregado e consequentemente o mercado atingindo diretamente a economia do país.



CONCLUSÃO

      Portanto, a utilização das novas tecnologias se faz necessária devendo ser exploradas de forma ampla, servindo como meio de construção em basicamente todo o conhecimento do aluno em relação a sua evolução na escola. Os professores devem ser mediadores entre o aluno e a tecnologia pois ele acaba facilitando o processo do conhecimento de ambas as partes, tanto aluno como professor. Os alunos precisam serem preparados para poder fazer uso dessas essas tecnologias e as que tem por vim de maneira profissional que possa beneficiar futuramente a quem está utilizando como uma ferramenta profissional e que contribua de forma significativa em seu aprendizado. Os professores de algumas escolas já deram o primeiro passo utilizando as novas tecnologias como uma ferramenta para aprimorar e melhorar o modo de ensino nas aulas, como por exemplo pedir que os alunos façam pesquisas e apresentem artigos em blogs ou sites que foram pedidos pelos professores para poder publicar o seu trabalho. Mas para introduzirmos as novas tecnologias na educação é necessário que haja um apoio do Estado oferecendo não só os equipamentos tecnológicos, mas também métodos para aplicar essa tecnologia no dia a dia estudantil, que disponibilizem plataformas digitais para escolas utilizarem para atividades, calendários, provas, projetos, etc. O Estado poderia inserir na grade curricular uma matéria envolvendo conteúdo de informática no ensino, isso vai fazer com que o aluno possa obter conhecimento antes mesmo da prática, ajudando o professor ou até a própria escola. Então pode-se perceber que as tecnologias são ferramentas de extrema importância nos estudos e que permita uma grande transformação para o trabalho do professor, que de certa forma nesse contexto muda a visão e consequentemente o modo de raciocinar. Não abrindo espaço para uma educação estagnada, monótona, sem atrativos no que tem que envolver, e segurará a tensão do aluno em algumas. Através da tecnologia consequentemente avançaremos e poderemos de algum modo contribuir para as descobertas científicas na cura de doenças e ferramentas para auxiliar professores e alunos em questão da capacidade no entendimento do aluno, na qual haveria raciocínio e criatividade na correria do dia a dia e provavelmente nossos descendentes irão designar instrumentos tecnológicos de ponta hoje será obsoleto amanhã.



REFERÊNCIAS


SCACHETTI, Ana. História da Educação no Brasil. Disponível. Acesso: 01 de Junho, 2013.

OLIVEIRA, Maria. Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula. Disponível. Acesso: 14 de Abril, 2014.

MIRANDA, Jean. Uso de novas tecnologias no ensino. Disponível Acesso: 14 de Novembro, 2017. 

SILVA, Gabriele. Os benefícios das novas tecnologias na educação. Disponível Acesso: 22 de Janeiro, 2019.

 

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