AS FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
CEPESF 2CM 2019.
Data:24/11/2019.
Autores:
Sara Caroline
Ítalo Souza
Ana Caroline
Gleison Nogueira
Gislane sena
Camile Pacheco
Lino Antônio
Vanessa Guedes
Orientadores:
Wagner Aragão Teles
Yuri Oliveira
RESUMO
As Fake News (Notícias Falsas) que tem causado muitos impactos na sociedades contemporânea. Notícias essas que são postadas nas redes sociais por ser o veículo de comunicação mais rápido. Antigamente era chamado de factoide divulgadas por meio de rádios, e jornais. Mas hoje com o avanço tecnológico essas notícias falsas se espalham muito rápido trazendo sérios problemas para a sociedade. As consequências da Fake News são muitos perigosos porque além de denegrir a imagem da vítima, traz riscos para a saúde pública, incentiva o preconceito e resulta até em morte. Na política candidatos em campanhas eleitorais contratam equipes especializada para esse tipo de serviço com conteúdo viral, mas alguns veículos de comunicação tem feito campanhas para alertar a população sobre os cuidados que se deve ter com as Fake News.
Palavra-chave: Fake News. Impactos. Sociedade. Contemporânea.
Introdução
Este artigo expõe um assunto que vem acontecendo desde o final do século XIX, mas que se tornou popular no século XXI, que é a Fake News (Notícias falsas),que circulam principalmente nas redes sociais, trazendo grandes prejuízos na nossa sociedade contemporânea. Essa falsas notícias notícias vem prejudicando diversas pessoas, goiaba grandes corporações e principalmente o âmbito político. Nesse artigo também relata como funciona, consequências com relatos tipos, a quem atinge, características, medida de prevenção e como identificar as Fake News.
Desenvolvimento
O que é Fake News
Termo em inglês usada desde o final do século XIX, que em português quer dizer notícias falsas, que são divulgadas nas redes sociais e foi usada com mais frequência durante a eleição de 2016 nós Estados Unidos.
Fake News e pós-verdade
Alguns intelectuais apontam que estamos, sob o domínio do “pós-verdade”, isto é, um momento em que notícias falsas são difundidas principalmente com o advento da internet importando muito mais as crenças que se pretendeu solidificar do que a verdade dos fatos em si.
Eleita pelo dicionário Oxford (referência no papel de catalogar novos termos) como expressão do ano de 2016 O termo ”pós-verdade" foi definido como relativo ou referente a circunstância nas quais os fatos objetivos tem menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais.
A expressão “pós-verdade” conforme utilizado atualmente apareceu no ano de 1992 na revista “The Nation”, se projetando a partir de 2016 Com a divulgação “Kake New” em dois eventos de alcance mundial , eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA e a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).
Como funciona as Fake News
A produção é veiculação de Fake News constituem um verdadeiro mercado. Esse universo é alimentado por pessoa de grandes influências, geralmente políticos em campanhas eleitorais que contratam equipes especializadas nesse tipo de conteúdo viral. Essas equipes podem ser compostas por ex-jornalista publicitários, profissionais de marketing profissionais da área da tecnologia e até mesmo policiais que garantem a segurança da sede e dos equipamentos utilizados. Alguns produtores de Fake News compram ilegalmente os endereços de e-mail e números de telefones celulares de milhões de pessoas para “disparar” o conteúdo falso. Existe a preferência por contatos de líderes religiosos ou de movimentos políticos, já que eles passam aos seus seguidores e pedem que a informação, tida como verdadeira seja compartilhada.
Nas redes sociais são criados perfis falsos e com fatos, dados pessoais e publicações diárias, que começam a integrar com outras pessoas para dar veracidade. Depois os perfis começam a espalhar notícias e vídeos de sites falsos incentivam seus contatos a fazerem o mesmo. Os sites que contém as Fake News em sua maioria também são parte da estratégia das equipes especializada nesse serviço.
Os responsáveis pelas informações virais compram domínio de páginas e adotam uma identidade visual semelhante à do alvo (partido político por exemplo), começam com publicações com publicações por vezes verdadeira e assim, atraem seu público.
Com alguns casos os autores criam manchetes absurdas, com o claro intuito de atrair acessos aos sites e assim faturar com a publicidade digital. Antigamente já existia a Fake News, só que conhecia como factoide e essas informações eram passadas por rádios que era o meio de comunicação mais rápido, e também por jornais. Hoje no século XXI poucos escutam rádios. Com o avanço da tecnologia o meio mais usáveis é as redes sociais, de fácil acesso e rapidez.
A quem a Fake News atinge
As grandes corporações que podem ser o alvo, mais atualmente o que vem chamando muito a atenção é no âmbito político onde os diversos políticos tentam atacar o seu adversário com notícias falsas. Nas campanhas partidárias, próxima as eleições eles tentam de qualquer maneira difamar ou denegrir a imagem do seu adversário para ganhar votos e confiança da população, muitas vezes divulgando vídeos e notícias falsas.
Consequências da Fake News
Divulgar a Fake News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas ,fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentiva o preconceito e resulta em mortes; Linchamento de inocentes; questões de saúde pública; homofobia; preconceito-xenofobia Legítimação de violência.
Casos de vítimas da fake News
No Brasil um exemplo de vítimas de Fake News foi o caso da vereadora Marielle Franco após, ter sido executada no Rio de Janeiro, espalharam boatos vinculando seu nome como esposa de um traficante do comando vermelho a fim de desqualificar sua imagem justificando sua morte como um acontecimento “bom" para o país.
Outro caso foi o de Fabiane Maria de Jesus, dona de casa que foi espancada por várias pessoas e acabou morrendo, isso aconteceu em 2014 por conta de uma informação publicada em rede social um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra.
Outra notícia falsas que tomou conta das redes sociais e influenciou no calendário de vacinação infantil foi que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.
Tipos de Fake News
Para que as pessoas consigam identificar as Fake News a jornalista Claire Wardle as dividiu em seres categorias sendo elas: Sátira ou Parodia – não quer necessariamente causar mal, mas pode enganar o leitor, Falsa Conexão -a chamada da notícia não condiz com o conteúdo apresentado, Conteúdo Enganoso - uso mentiroso de uma informação para difamar outro conteúdo ou pessoa, Falso Contexto - o conteúdo é verdadeiro, mas é compartilhado com um conteúdo falso , Conteúdo Impostor- usa-se o nome de uma pessoa ou marca, mas com afirmações irreais, Conteúdo Manipulado - conteúdo verdadeiro é manipulado para enganar o público, Conteúdo Fabricado - informação 100% falsas e construída para causar algum mal e espalhar um boato.
Características da Fake News
Apresentam linguagem com um apelo emocional ou mesmo com uma função apelativa em evidência. Isso porque ela procura envolver emocionalmente o leitor no fato, são sensacionalistas e induzem ao erro.
Como identificar as Fake News
A Federação Internacional das Associações e Instituições Bibliotecária (IFLA) publicou um diagrama com dicas para ajudar as pessoas a identificarem notícias falsas. Considere a fonte; Verifique o autor; Verifique a data; É preconceito?, Leia mais; Fonte de apoio; Consulte especialistas; Isso é uma piada?.
Conclusão
A Fake News vem trazendo grandes prejuízos causando muitos impactos na nossa sociedade. Pessoas gananciosas e maliciosas vem se aproveitando da internet, para lançarem notícias falsas nas redes sociais. Notícias essas que acabam com a reputação de pessoas causando até morte de inocentes. Por ser criado com muito sigilo sem deixar rastro, se torna difícil para as autoridades identificar os culpados. Cabe a cada indivíduo usuários das redes sociais, analisar os fatos divulgados para não ser enganado, e evitar o compartilhamento do mesmo.
Referências
Ttlps.www.google.com www.fapcom.edu.br vw.magicwebdesign.com.br wttps/brasilescola.uou.com.br www.drjonatas.com.brblog-fake ttps:www.google.com ttps..www.google.cominfraescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário